A psicologia de se vestir bem e a mensagem que sua imagem transmite
Entenda nesse texto a psicologia de se vestir bem e a mensagem que é transmitida através da nossa imagem.
Certa vez eu cheguei bem cedo ao aeroporto de Curitiba para voltar ao Rio de Janeiro e me dirigi à fila de clientes premium da companhia aérea.
Ao chegar no local já tinha um homem parado à minha frente e eu notei que, algum tempo depois, mais uma outra pessoa entrou na fila logo atrás de mim, mas não me virei pra trás para ver, nem mesmo sabia se era um homem ou uma mulher.
Passados mais alguns poucos minutos, a funcionária da companhia aérea começa a anunciar a plenos pulmões que os clientes que tivessem como destino a cidade de Porto Alegre deveriam passar à frente e se dirigir a determinado guichê que estava adiantando esses passageiros, pois estava perto da hora de encerrar o check in.
Pois bem, a menina chegou até a fila de clientes premium, onde eu estava parado, e perguntou ao homem na minha frente se ele iria para Porto Alegre. Com a negativa do homem, ela fez a mesma pergunta para mim, que também respondi negativamente.
Foi então que ela se dirigiu para aquela pessoa que estava na fila logo atrás de mim e perguntou:
– O senhor é cliente premium?
Qual a razão do tratamento distinto?
Por que a funcionária da empresa aérea perguntou para o homem à minha frente e para mim se nós iríamos para Porto Alegre e mudou a pergunta para a pessoa atrás de mim?
Sem mesmo olhar para trás eu já sabia porque a tal funcionária fez isso. O homem atrás de mim, certamente tinha uma aparência muito simples, com roupas e acessórios que não eram comuns aos clientes que voam com frequência.
Ela tirou o homem da fila e o conduziu até a fila correta. Só aí eu olhei para trás e pude me certificar daquilo que eu já desconfiava.
Veja bem, na minha opinião a abordagem daquela funcionária foi bastante equivocada, mas o julgamento não foi.
Ela poderia ter perguntado a nós três, de uma só vez, se algum de nós iria para Porto Alegre e em seguida perguntar individualmente se éramos clientes premium da companhia. Só então orientar e conduzir o tal rapaz à fila correta.
A abordagem dela não foi bacana, no entanto ela foi totalmente baseada naquilo que ela viu e naquilo que ela já está acostumada, portanto, ela vai acertar na maioria das vezes.
Curiosamente eu passei recentemente por essa cena mais uma vez, porém no Aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro.
No entanto a abordagem da funcionária foi bem mais simpática, ela chegou com um sorrisão, deu bom dia a todos que estavam na fila e perguntou se todo mundo que estava ali era cliente diamante ou ouro.
Atrás de mim tinha uma família que estava na fila errada, daí ela explicou e, gentilmente, conduziu a família para a fila correta.
Veja também: Como alcançar o sucesso através da sua imagem.
A mensagem que você transmite ao mundo
Você conseguiu perceber que a maneira que a funcionária da companhia aérea se dirigiu ao homem atrás de mim no aeroporto de Curitiba foi totalmente baseada na visão dela e na imagem que ele transmitia?
Por mais que isso pareça cruel e superficial, isso acontece com todos nós o tempo inteiro, julgamos e somos julgados de acordo com nossa aparência.
Da hora que você sai de casa, quando cruza com qualquer pessoa desconhecida na rua, você julga essa pessoa e também está sendo julgado por ela.
Veja essas imagens acima, você pode fazer inúmeras suposições sobre a profissão desses homens, o quão são educados, bem sucedidos e com certeza como são tratados na maioria dos lugares onde vão. Mais abaixo eu vou dar exemplos opostos a esses.
Toda imagem transmite uma mensagem!
Vou repetir a frase do título acima, toda imagem transmite uma mensagem. Portanto o segredo está em construir uma imagem de acordo com a mensagem que você quer transmitir ao mundo.
E tem mais um detalhe, se você não tiver uma imagem consonante com aquilo que seu potencial interlocutor espera, você não terá chance sequer de ser ouvido. Ou se tiver, sua mensagem terá pouca ou nenhuma credibilidade.
Não existe uma imagem certa e uma imagem errada, existe a imagem condizente com o meio que você deseja transitar.
“Não existe uma imagem certa e uma imagem errada, existe a imagem condizente com o meio que você deseja transitar.”
Jason Brum
Para não ficar só no exemplo da pessoa “engomadinha” e bem arrumada que frequenta a fila vip do aeroporto, vamos pegar um exemplo totalmente ao contrário.
Pense que no centro de uma cidade está acontecendo uma batalha de rappers fazendo suas rimas e chega um executivo de terno, gravata e pasta de couro e pede para participar dizendo que sabe tudo de rimas e das questões sociais tão presentes nas letras dos raps.
Dificilmente ele seria levado a sério. É bem provável que ele nem tivesse coragem de chegar com essa imagem e fazer tal pedido.
Então o segredo é você construir a imagem que transmita a credibilidade que você deseja ter, em qualquer meio social e profissional que você frequenta atualmente ou que tenha pretensões de frequentar.
Então o segredo é você construir a imagem que transmita a credibilidade que você deseja ter, em qualquer meio social e profissional que você frequenta atualmente ou que tenha pretensões de frequentar.
Jason Brum
A forma como você se veste e se apresenta pode influenciar a percepção que os outros têm do que você diz.
Esses aspectos comunicam subconscientemente se você se identifica com eles ou se destaca. Essa dinâmica pode afetar se eles prestam atenção ao que você diz ou o ignoram, criando sentimentos de confiança ou desconfiança.
Comparando essa galeria de imagens com a primeira, mais acima do artigo, quais indivíduos inspiram mais respeito e credibilidade.
A psicologia de se vestir bem: Conclusão
Concluindo, a psicologia de se vestir bem ou a psicologia da imagem é uma ferramenta poderosa que influencia significativamente como somos percebidos pelo mundo.
Se você deseja transmitir uma mensagem forte e positiva através da sua imagem, considere buscar uma consultoria de imagem masculina.
Profissionais especializados podem ajudá-lo a entender melhor o impacto da sua aparência e a desenvolver um estilo único que reflita sua personalidade e objetivos.
Não espere mais, invista em si mesmo e descubra o poder transformador de uma imagem bem cuidada.