A transformação visual de Lula: de sapo barbudo a popstar midiático 

Este não é um texto político. Não tem intenção de enaltecer ou desmerecer qualquer ato dos políticos ou partidos aqui mencionados. A única intenção é mostrar a importância de uma imagem pessoal bem construída, aliás é este o propósito deste blog e do autor que vos escreve.

A transformação visual de Lula: de sapo barbudo a popstar midiático 

A transformação visual de Lula, o reposicionamento de sua imagem a partir das eleições presidenciais de 2002 foi, dentre diversas outras mudanças, um dos principais pilares de sua exitosa campanha rumo à presidência da república.

Quando se parte em busca dessas informações na internet, é possível encontrar diversos estudos acadêmicos a respeito do tema. São diversas monografias, TCCs, dissertações que visam esmiuçar a transformação na imagem do político, que culminou com a chegada ao cargo de presidente do Brasil.

Soaria pueril pensar que, em uma campanha eleitoral com o objetivo de alcançar o cargo máximo do poder executivo, bastava-lhe trocar algumas roupas, aparar a barba e sapecar um bom perfume, para que o então “sapo”, derrotado em três eleições, virasse “príncipe” e presidente da república.

No entanto, neste artigo, vou me ater ao aspecto visual de toda a transformação de Lula.

A chegada de Duda Mendonça na campanha petista de 2002

A transformação visual de Lula

Após a recusa do PT em contratar o publicitário Duda Mendonça nas campanhas anteriores (1989, 1994 e 1998), a contragosto de Lula, em 2002 o partido finalmente se rende à experiência de um dos marqueteiros políticos mais bem sucedidos à época.

Duda Mendonça, com sua visão publicitária extremamente profissional, chegou a conclusão de que Lula teve sua imagem política alterada pela base de intelectuais radicais do PT, a imagem de um líder operário na luta contra a ditadura e políticos de outros partidos. 

Com isso, Duda começou a trabalhar com o objetivo de mudar a imagem pública do então candidato. E é óbvio que qualquer alteração de “imagem” no conceito mais amplo da palavra, passa primeiramente pela transformação visual de Lula.

O candidato petista, que até então, ainda carregava a imagem simplória de retirante e ex operário, passou a se apresentar melhor, se vestir bem, deixando um pouco para trás a figura do metalúrgico que tinha conquistado milhões de pessoas para conquistar agora outras classes sociais e, principalmente ganhar a confiança de investidores.

Duda Mendonça sabia que a transformação visual de Lula seria fundamental para dar credibilidade às suas propostas políticas para o país. Luis Inácio e o PT precisavam ganhar votos das demais classes sociais, para isso, precisavam trazer para o “palanque”, figuras respeitadas da política e da sociedade, assim como empresas e investidores nacionais e estrangeiros.

E tudo só seria possível com um discurso mais moderado, assim como com uma imagem bem lapidada do ex operário.

Breve conceito sobre o que é imagem pessoal

Segundo o Professor e Filósofo Wilson Gomes, a imagem de alguém é formada na cabeça do receptor da mensagem através do que o emissor diz, do que é dito sobre ele, do que ele faz e, por fim, do modo como ele se apresenta. Ou seja, através de 

  • Roupas
  • Símbolos
  • Logos
  • Emblemas
  • Acessórios
  • Posturas 
  • Gestuais
  • Higiene
  • Aparência exterior

Ainda, segundo o Professor, a imagem é uma espécie de conhecimento presumido da realidade, obtido sem método científico algum. Por ser presumida, pode-se entender que a imagem é gerada na subjetividade humana a partir da programação enviada pelo emissor da imagem.

Ou seja, o emissor oferece ao receptor, determinados elementos para que a imagem seja captada da forma que o emissor deseja que ela o seja.

Essa construção de uma imagem com objetivo específico de transmitir ao receptor que você tem as qualidades que ele deseja, é o trabalho de um consultor de imagem

Isso vale para qualquer situação profissional e/ou pessoal. A forma como nos apresentamos “informará” ao receptor da imagem, em poucos segundos, se temos as qualidades que ele deseja e determinará que tipo de relação teremos dali em diante.

Transformação visual de Lula: O que foi feito

A transformação visual de Lula

Depois dessa breve explicação sobre o conceito de imagem, podemos imaginar que o que passou pela cabeça de Duda Mendonça foi a necessidade urgente na campanha de 2002 de fazer com que a imagem de Lula transmitisse confiança para atender os desejos do eleitor.

Embora a “repaginada” visual não tenha sido feita pelas mãos de Duda e sim por um consultor de imagem, a ideia da reconstrução e da transformação visual de Lula, foi do publicitário baiano.

Saíram de cena:

  • Camisetas de malha
  • Calças jeans
  • Barba mal feita
  • Cabelo despenteado
  • Imagem de operário sindicalista
  • Radical

Entraram em cena:

  • Camisas, terno e gravata
  • Calças sociais
  • Barba aparada
  • Cabelo (quase) sempre bem cortado e penteado
  • Imagem de homem sério que poderia governar o Brasil
  • Moderado

O que mais foi feito para que o candidato derrotado em três eleições chegasse à presidência da república?

Como eu disse no início desse artigo, não foi somente a transformação visual de Lula que fez com que o candidato e o PT ganhassem a eleição de 2002, mas foi justamente essa mudança visual, que pode parecer irrelevante, que permitiu que todas as demais fossem implementadas.

Foi justamente uma imagem pessoal bem trabalhada que transmitiu credibilidade, que endossou tudo o que estava sendo dito e proposto pelo então candidato à presidência da república.

Você consegue entender que a confiança só foi ganha depois que a imagem foi lapidada?

Pois bem, dito isso, vamos às ações seguintes que garantiram que o candidato fosse mais “palatável” e, aos poucos, conquistasse a mídia, os eleitores e os empresários.

  • Construção de uma imagem mais moderada 
  • Escolha do empresário José Alencar como vice na chapa
  • Escolha de Antonio Palocci como Ministro da Fazenda
  • Aproximação de correntes mais moderadas de pensamento político e econômico
  • Divulgação da “Carta ao Povo Brasileiro”, um documento de 5 páginas que visava justamente tranquilizar e acalmar eleitores e investidores. Por essa razão, passou a ser chamado de “Lulinha paz e amor”
  • Apoio de artistas consagrados e populares
  • Relação cordial com a mídia
A transformação visual de Lula

Neste link, o Senador Pedro Simon (PMDB/RS), fala de como a construção da imagem de Lula pelo publicitário Duda Mendonça mudou os rumos eleitorais de 2002. 

Em poucas palavras, o falecido senador do Rio Grande do Sul, deixa claro como uma imagem bem construída pode fazer milagres.

Uma nova imagem para 2022

Muita coisa mudou nos últimos 20 anos. Os governos petistas, a cúpula da legenda e o próprio publicitário Duda Mendonça se atolaram no lamaçal da corrupção que teve início no mensalão do PT, ainda no distante ano de 2005, no primeiro mandato de Lula.

Justamente pelo fato de o Partido dos Trabalhadores ter ficado com a imagem marcada pela corrupção, exatamente aquilo que o partido mais pregou que iria combater na eleição de 2002, o desafio atual é construir novamente uma “marca” para o partido e para o candidato, que dissipe e desconstrua a imagem do partido forte e gigante que se fez a partir do primeiro governo petista.

Antes, as campanhas alimentadas por “caixa 2” eram gigantescas e os próprios “gurus”, como Duda Mendonça, brilhavam tanto quanto os candidatos. 

Na atual campanha, coordenada pelo jornalista Augusto Fonseca, que tem um estilo muito mais low-profile , a ideia é de reconstrução, de mostrar um Lula mais maduro, que aprendeu com os próprios erros, que foi injustiçado e perseguido. 

A transformação visual de Lula

A ideia é alçá-lo quase como um mártir, alguém que sofreu as mais terríveis perseguições e está disposto a enfrentar tudo isso e a se sacrificar em prol de uma causa maior, tirar o Brasil da crise que se arrasta desde 2013.

Este não é um texto político. Não tem intenção de enaltecer ou desmerecer qualquer ato dos políticos ou partidos aqui mencionados. A única intenção é mostrar a importância de uma imagem pessoal bem construída, aliás é este o propósito deste blog e do autor que vos escreve.

Conclusão

Como ficou claro no texto acima, a confiança adquirida e transmitida e a obtenção do sucesso vêm fundamentalmente através de uma imagem pessoal bem desenvolvida.

A consultoria de imagem tem o objetivo de auxiliar homens, profissionais das mais diversas áreas, a alcançar sucesso profissional e em relacionamentos, através da construção de uma imagem que transmita exatamente os valores desejados em cada área.

Caso você seja político ou tenha aspirações políticas, seja advogado, médico, empresário, pastor, dentista ou qualquer outra profissão e sinta que a confiança, o reconhecimento e o sucesso dependem de uma melhora em sua imagem pessoal, entre em contato e vamos juntos construir uma nova imagem, mais vencedora e realizada.

Jason Brum

Deixe uma resposta