Homens: 15 erros ao se vestir que comprometem sua imagem pessoal
O homem que tem a mínima preocupação com sua imagem pessoal, deve entender um pouco sobre algumas regras básicas para não “escorregar” na hora de se vestir.
Às vezes o homem não sabe a razão de fazer pouco sucesso com as mulheres ou de não alcançar na carreira, o cargo e o status que, por sua competência, mereceria.
Claro que as razões podem ser inúmeras, no entanto, pode ser somente por fazer escolhas erradas na hora de se vestir.
É uma queixa de muitas mulheres como os “seus homens” se arrumam para sair ao lado delas.
Para que você não passe por isso e não seja um deles, abaixo segue uma lista dos principais erros que os homens cometem e que detonam sua imagem pessoal.
1 – Deixar as meias aparecendo em determinados looks
Se você estiver usando qualquer tipo de mocassim (Loafer, Driver ou Dockside) não deve usar meia, mas se você não abre mão desta peça, utilize aquelas meias invisíveis.
Se ainda assim elas aparecerem, simplesmente tire a meia e use um talco antisséptico e só.
Mesmo que você use um desses calçados com calça, não é para usar com meia.
2 – Meias da cor errada
Meias brancas são meias esportivas, portanto devem ser usadas com tênis esportivos para prática de esportes, nunca com calça jeans ou de sarja. Com calça social então, nem pensar.
Quando você estiver usando calça e sapato social, você pode combinar a meia com a cor do sapato ou da calça.
Hoje em dia, as meias com padronagens (listrado, quadriculado, poás) e até com desenhos divertidos também são usadas com calça social, no entanto se você for mais sério, prefira as lisas combinando com a calça ou sapato.
3 – Tênis esportivo em qualquer ocasião
Tênis esportivo é para praticar esportes. Simples assim!
Não use tênis coloridos de nylon em situações que não estejam relacionadas à prática esportiva.
Não use com bermudas e muito menos com calça.
Quer usar tênis? Opte por modelos casuais. Não sabe a diferença entre tênis casual e tênis esportivo? Leia este artigo.
4 – Misturar estampas, padronagens e texturas
Há alguns anos, a bermuda quadriculada esteve muito na moda. Na mesma época, as polos listradas também estavam bastante em evidência. Até aí nenhum problema.
No entanto, muitos homens acharam que era uma boa ideia usar as duas peças no mesmo look. Socorro!!!
Regra básica: Peça estampada ou com muita informação em baixo, peça básica, lisa em cima. O contrário também vale.
Quando eu digo muita informação, pode ser quadriculado, listrado, estampado, rasgados, lavagens muito estonadas ou marmorizadas.
Ou seja, usou uma calça ou bermuda com alguma dessas informações, use uma peça básica na parte de cima. Usou uma camisa, camiseta ou polo com muita informação, use uma calça ou bermuda lisa.
5 – Usar regata a noite é um dos erros ao se vestir
A não ser que você vá à casa de um grande camarada seu, usar regata à noite está totalmente fora de cogitação.
Regata é para ser usada na praia, piscina, na academia ou até em outros passeios diurnos que não exijam qualquer formalidade e em dias de muito calor.
6 – Usar camiseta de time em qualquer ambiente
Essa é uma queixa bastante recorrente de muitas mulheres, quando seus namorados, noivos ou maridos cismam que podem ir a qualquer ambiente usando a camiseta do clube de coração.
Camiseta de time é para ir ao estádio, academia ou quando você for se reunir com amigos para assistir o jogo, num clube, bar ou mesmo em casa.
Uma sugestão, caso você não abra mão de expressar o amor pelo seu time, é utilizar as camisetas retrô, sem um monte de listrados, 3D e patrocinadores.
7 – Vestir-se embalado a vácuo
Não importa o tempo que você passa na academia, ou que coloque 120 no supino e 400 no leg, se vestir como o camarada abaixo não é legal.
8 – Usar big logo ou logomania
Big logo, como o próprio nome sugere, é quando a logo da marca aparece na peça de forma ostensiva, gigante.
Lembra do cavalo da Ralph Lauren e o jacaré da Lacoste em tamanhos enormes nas polos dessas marcas? Pois é, mas isso não foi exclusividade só delas não. Todas as marcas usam suas logos, eventualmente, em tamanhos exagerados.
Já a logomania é quando a logo é estampada em toda a peça de roupa. O fato de algumas grifes caríssimas, como a Louis Vuitton, terem peças assim não quer dizer que isso seja elegante.
A pessoa que usa isso só demonstra que tem dinheiro, mas não tem bom gosto. Nem mesmo o Alok escapa disso.
9 – Usar camisa “social” de manga curta
Sabe aquelas camisas lisas de manga curta que tentam imitar uma camisa social, porém sem a manga longa?
Então, elas são muito cafonas. Não existe justificativa para usar aquilo. Pior ainda se você usar este tipo de camisa com calça social ou com terno.
Existem camisas de manga curta que são bacanas, mas a proposta é completamente outra. São camisas estampadas, geralmente de tecidos leves e maleáveis, para serem usadas, majoritariamente, com bermudas.
10 – Usar calça sem fazer bainha
Não, não rola!
As calças vendidas em quase todas as lojas só tem um comprimento, seja para o cliente de 1,60 m ou o de 1,90 m.
Isso significa que quando você compra, a primeira iniciativa que você deve ter é a de mandar fazer a bainha, ou seja, cortar e encurtar a calça.
Quanto a altura correta, vai variar bastante com o gosto de cada um, mas atualmente as barras das calças, de uma forma geral, estão sendo usadas um pouco mais elevadas.
Usar uma calça com aquele monte de tecido fazendo uma sanfona no seu tornozelo é um dos piores erros cometidos pelos homens e também um dos mais comuns.
11 – Não se atentar para o caimento das roupas e não fazer ajustes
O ideal é comprar as peças o mais próximo do seu biotipo, mas como as roupas prontas precisam caber em todos, normalmente elas precisam de ajustes.
Além da calça, citada acima, outras peças podem, quando necessário, serem ajustadas.
Exemplos: Comprimento de camisas e camisetas, ajuste na cintura em camisas para pessoas com pouca ou nenhuma barriga. Até mesmo o comprimento de mangas de camisas e camisetas podem ser ajustados.
12 – Usar peças ultrapassadas
Quando você gosta de se vestir bem e de forma elegante, você prioriza aquelas peças que são atemporais, ou seja, roupas clássicas que nunca saem de moda.
Mas quando você embarca em modismo, o risco de você “perder” a roupa logo é grande, assim como o de continuar usando algo que está completamente ultrapassado.
Exemplos: A bermuda quadriculada, bermudas abaixo do joelho, polos listradas, sapatênis, bermudas e calças cargo, calça corsário masculina, entre outras.
13 – Desconhecer algumas regras básicas do uso da gravata
A gravata é um item elegante, clássico e que proporciona bastante formalidade ao visual, no entanto ela precisa seguir algumas regras.
- O tamanho do nó deve ser proporcional ao tamanho de abertura do colarinho da camisa
- A ponta da gravata deve tocar a fivela do cinto, com o homem de pé, ereto e olhando para frente
- A gravata só deve ser usada fechada. Se relaxou, se o evento já se tornou aquele bundalelê de final de festa e você resolver desabotoar a camisa, tire completamente a gravata.
14 – Terno com relógio esportivo
Escolha um relógio com pulseira de metal ou de couro. Preferencialmente a cor da caixa do relógio deve combinar com a fivela do cinto e, se a pulseira for de couro, esta deve ser da mesma cor do sapato e do cinto.
Relógios esportivos com pulseira de borracha e relógios com caixa muito grande não combinam com o uso de terno.
Ah, a maioria dos smartwatches são considerados relógios esportivos.
15 – Camisa aberta demais
A intenção é passar a imagem de sexy, cafajeste, bad boy?
Cuidado que o tiro pode sair pela culatra. A maioria das mulheres condenam camisas muito abertas ou gola v. muito cavada.
Se você quer passar uma imagem um pouco mais despojada, abra no máximo dois botões.
A imagem acima é boa para ilustrar com quantos botões abertos você deve usar a roupa.
- Toda fechada, mas sem gravata – Quer fazer estilo, arrumadinho, hipster
- Um botão aberto – Forma mais clássica e arrumada
- Dois botões abertos – Menos formal, mais sexy e despojado
- Três ou mais botões abertos – Estilo cafajeste, fanfarrão
E aí, você cometia algum desses erros?
Conta pra mim nos comentários.